Quer deixar o seu sorriso mais branco? A hora é agora! O clareamento dental devolve a cor natural dos dentes e os mantêm sempre lindos.
Como funciona o clareamento dental?
O clareamento dental é obtido por meio de um gel que libera oxigênio. Esse, por sua vez, penetra no esmalte e da dentina, quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental, liberando, assim, as manchas. A eficiência do resultado e a manutenção do branqueamento dependem das condições individuais e da observação e cumprimento das recomendações do cirurgião-dentista.
Como posso clarear meus dentes?
Existem algumas maneiras de clarear os dentes com o gel clareador. No consultório, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de usos profissional e exclusivo. Em casa, sob orientação profissional, o paciente aplica o gel em uma moldeira de silicone feita a partir de sua arcada dentária.
Cuidados que devem ser tomados
O clareamento necessita de um preparo prévio, como profilaxias para limpeza dos dentes e para saúde gengival, restauração de quaisquer cáries ou de dentes que não estejam em estado satisfatório.
Durante o clareamento dental, é necessário evitar a ingestão de alimentos que possuam elevada quantidade de corantes em sua composição, como: café; refrigerantes; chás escuros e alimentos ácidos, como frutas cítricas, para que não prejudiquem a ação do agente clareador e não causem sensibilidade dentária.
Após o clareamento dental, é importante realizar visitas periódicas ao dentista para manter os dentes resistentes por meio da aplicação de flúor e de outros agentes dessensibilizantes.
Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes, lactantes, pacientes que apresentam reação alérgica comprovada ao produto utilizado e aos que apresentam patologia periodontais.
Há casos de hipersensibilidade após o tratamento. Nesses casos, deve-se fazer uso de agentes dessensibilizantes. Nos casos mais agudos, recomenda-se o uso de analgésico para o conforto do paciente.
Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros e sem muitas restaurações. Realizaremos uma boa avaliação de sua condição dental como orientação para o tratamento.
Não. Talvez seja necessário trocar as restaurações existentes, pois elas não sofrem ação dos clareadores e parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.