É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso). A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do estresse, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.
Gengivite
É o estágio da inflamação gengival, causada pela placa bacteriana que se forma na margem gengival. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Esse é o momento em que se pode notar algum sangramento durante a higienização. Nesta fase, o dano ainda é reversível, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes em posição não foram atingidos.
Periodontite
É o estágio no qual o osso e as fibras do ligamento periodontal que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da gengiva pode começar a se formar uma bolsa periodontal que avança em profundidade. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa podem ajudar a prevenir danos maiores.
Sinais e Sintomas
A gengivite pode não apresentar dor, então é importante ficar atento a qualquer um dos sintomas a seguir:
Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento;
Gengiva que recua ou se afasta do dente;
Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
Pus visível em torno dos dentes e gengiva.
Causa
Bactérias da placa bacteriana (biofilme dental), uma película pegajosa e incolor formada sobre os dentes, causam as doenças periodontais. Caso a placa não seja removida, ela pode endurecer e se transformar em tártaro (cálculo dental), que por sua vez facilita o acúmulo de mais placa. A escovação ou o uso do fio dental não remove o tártaro (cálculo dental); apenas um dentista poderá fazê-lo por meio de uma limpeza profissional (raspagem).
Como é o tratamento?
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida por meio de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas, como deslocamento na posição do dente; e retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que com procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.
Prevenção
Escovação e uso do fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal. O uso de cremes dentais e enxaguantes bucais com agentes antibacterianos podem matar as bactérias e diminuir a quantidade de placa em sua boca. Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal.
Consulte sempre Aclive Odontologia! Pelo menos a cada seis meses!