Nada de dente fora da curva! Com o alinhamento dos dentes, o paciente recupera a autoestima, o bem-estar e, principalmente, a saúde.
O que é Ortodontia?
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência
Quando procurar um especialista em ortodontia?
Um especialista deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar o dedo ou chupeta, interposição da língua e entre outros. O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte possíveis problemas ortodônticos ou ortopédicos (esqueléticos), e possa planejar algum tratamento, se necessário.
Porque buscar um correto alinhamento dos dentes?
Considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores, o correto posicionamento dos dentes contribui para uma melhor mastigação. Dentes mal posicionados ou que não se encaixam direito são difíceis de conservar limpos e, consequentemente, estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças da gengiva e perda dentária. Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação, o que pode acarretar em dores de cabeça, dores no pescoço, ombros e ouvidos.
A autoestima de uma pessoa frequentemente melhora à medida que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia.
Qual o tempo da duração de um tratamento ortodôntico?
Para cada paciente, construímos um plano de tratamento individual de acordo com o diagnóstico, o tipo de tratamento envolvido e a sua cooperação no processo. Em alguns casos, o tratamento poderá terminar antes do prazo previsto e em outros, poderá levar mais tempo para finalização.
O que ocorre se problemas ortodônticos não forem tratados?
Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doenças periodontais devido à dificuldade de higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protuídos são mais suscetíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados podem prejudicar a autoestima do indivíduo. Dores musculares, dores na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido à falta de tratamento ortodôntico.
Dicas para que seu tratamento seja um sucesso
Primeiramente, o mais importante é comparecer às consultas agendadas. Quando deixa de comparecer a uma consulta, aquela etapa planejada lá no início do caso acaba sendo atrasada;
Outra coisa que ajuda muito o tratamento é não quebrar ou descolar os bráquetes;
Uma coisa que poucas pessoas lembram, mas que ajuda muito, é a higienização dos dentes. Quando o paciente não limpa direito o aparelho, além da questão de gengivite, mau hálito, cárie e manchas brancas, o tártaro, por exemplo, pode até "travar" algumas movimentações, impedindo que elas ocorram da maneira esperada.
Precisa de ajuda? Agende uma consulta e conheça as possibilidades do tratamento ortodôntico.